quinta-feira, 25 de março de 2010

Situação do Hemocentro de Bagé deverá ser definida nesta quinta pela governadora

Durante uma audiência com a governadora do Estado, Yeda Crusius, nesta quinta-feira, às 16 horas, em Porto Alegre, poderá ser definida a situação do Hemocentro de Bagé. O encontro dos representantes do Município com o Governo do Estado, foi articulado pelo radialista e membro do Conselho Municipal de Saúde, Edgar Abip Muza.
Ontem à tarde, ele recebeu e-mail do Palácio Piratini confirmando a reunião, que contará com a presença do administrador do Hospital Universitário da Urcamp, Paulo Zandomêneghi, disposto a assumir a administração do atual Hemocentro, hoje funcionando sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal, anexo à Santa Casa de Caridade. Se aprovado o pleito dos bajeenses, o estabelecimento será transformado em Banco de Sangue, status anterior ao atual adquirido em 2008, quando o estabelecimento recebeu o prazo de dois anos para se adequar a nova condição.
Antes da audiência com a Yeda os bajeenses participam de outra reunião às 11h, na Secretaria Estadual da Saúde, para tratar do mesmo assunto. Integram a comitiva bajeense, além de Muza e de Zamdomenegui, o coordenador regional de Saúde, Volmir Silveira, a presidente da Câmara de Vereadores, Adriana Lara e os vereadores Sônia Leite e Divaldo Lara, mais o deputado estadual Luís Augusto Lara.

Créditos: Rádio Guaíba

segunda-feira, 22 de março de 2010

Adriana Lara participa de reunião em Santa Cruz do Sul

A presidente do legislativo bageense, Adriana Lara, junto com a escrivã Miriam Mathei e a inspetora Nara Oliveira da Polícia Civil de Bagé, participaram, na última sexta feira, de uma reunião com a delegada Lisandra de Castro de Carvalho, responsável pela Delegacia da Mulher (DM) e Delegacia de proteção da Criança e do adolescente(DPCA) da cidade de Santa Cruz do sul.
O grupo foi conhecer o trabalho desenvolvido naquela localidade para pleitear, além da Delegacia da Mulher a implantação de uma DPCA em Bagé. Conforme Lisandra essas duas delegacias de Santa Cruz são consideradas modelo no estado no atendimento de mulheres, crianças e adolescentes devido a humanização e estrutura.A delegada comentou a sede do órgão foi reformada por empresários de Santa Cruz do Sul é mantida pela prefeitura e estado entra com os trabalhadores.
A vereadora Adriana Lara salientou que irá buscar parceiros na comunidade para a implantação destas delegacias em Bagé. Ela ressaltou que a Delegacia da Mulher já está em fase final de tramitação, aguardando apenas detalhes como prédio para iniciar seu funcionamento no município. “Queremos implantar as duas delegacias juntas e para isso temos que buscar essas parcerias para que aconteça com brevidade".

segunda-feira, 15 de março de 2010

Presidente do legislativo apóia criação do DECA no município

A presidente da Câmara Municipal de Bagé, vereadora Adriana Lara participou de uma reunião na manhã desta segunda-feira (15), com o delegado Luís Eduardo Sandim Benites, titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bagé, para tratar da instalação da Delegacia da Criança e do Adolescente (DECA) no município.
A vereadora Adriana salientou que a implantação do DECA, será um passo importante para a diminuição dos delitos e uma melhor garantia na proteção dos direitos das Crianças. Ela salientou que os menores que são vitimas de abuso e violência domestica muitas vezes presenciam situações traumáticas na delegacia. “Em Bagé são atendidas cerca de duas mil ocorrências ano somente desses jovens. Já está na hora de termos uma delegacia especializada”, afirmou.
Conforme o delegado o primeiro passo do movimento é conseguir adesão popular, através de uma coleta de assinaturas que já está disponível nas delegacias e no gabinete da presidência na Câmara de vereadores de Bagé. Ele ressaltou que Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) diz que os menores infratores tem que ficar em uma dependência separada. “Não temos espaço na delegacia para abrigar esses jovens”, declarou Benites.
Também participaram da reunião a escrivã do Cartório da Criança e do Adolescente, Miriam Mathei e a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CONDICA), Mislaine Rodrigues.

sábado, 13 de março de 2010

Adriana Lara busca informações para implantar a TV Câmara

Uma comissão da Câmara de Vereadores de Bagé, composta pela presidente Adriana Lara, o diretor legislativo, Aroldo Barcellos e o diretor administrativo, João Batista Benfica, esteve em visita oficial a Câmara de Vereadores de Rio Grande com o objetivo de conhecer o funcionamento da TV câmara daquele município para possível implantação em Bagé. Durante a visita que aconteceu durante a última sexta-feira(12), o grupo conferiu a programação, parte técnica, legal, alem da viabilidade financeira para o funcionamento deste importante canal de comunicação.
De acordo com o diretor da TV, Diogo Silva, a comunidade tem a possibilidade de conhecer o trabalho de cada vereador por esse motivo a qualificação do legislativo cresce. “A transmissão das sessões e comissões são ao vivo e sem corte”, salienta.
A presidente Adriana Lara, voltou de Rio Grande encantada com a possibilidade da implantação deste veiculo no município e informou que na próxima semana um grupo da TV Câmara virá a Bagé para conhecer as dependências e agilizar um projeto para a viabilização. “A TV Câmara vai trazer transparência ao Legislativo, fazer com que o vereador melhore o seu discurso”, destacou.
A TV Câmara de Rio Grande completa 12 anos de funcionamento no dia 1º de abril desde ano, mantêm uma programação de doze horas diárias e é composta por uma equipe de seis profissionais.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Câmara entregou título “Mulher Cidadã”

Com as galerias da casa lotadas, a Câmara de Vereadores de Bagé, por meio da Comissão Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, promoveu a tradicional homenagem e entrega do título “Mulher Cidadã” a 23 mulheres bageenses, em sessão solene realizada na noite de ontem (08). Na oportunidade, foi escolhida para fazer um discurso representando as homenageadas a poeta e professora, Elvira Nascimento, que pontuou “a noite de 8 de março tem um significado tão especial para as mulheres, porque esta é a casa da cidadania, onde reside o maior tesouro da civilização. A democracia”.
A sessão solene iniciou com a apresentação da cantora Arlete Martins e banda filhos de Davi. Depois continuou com um recital de flautas regida pela professora do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba), Renata Tunholi e suas alunas Constancia Souza e Tainá Moraes.
A presidente da Casa Legislativa, vereadora Adriana Lara (PT), ressaltou que as mulheres que hoje recebem a homenagem do Parlamento de Bagé são reconhecidas pela importância na construção da sociedade. Adriana contou que hoje esteve em Candiota e falou da tripla jornada e de todas as tarefas, que são muitas e que ao longo do tempo foram se transformando. “A mais importante é aquela que é fundamental para a construção de uma sociedade. A família”, afirmou.
A vereadora e também proponente da sessão solene, Jussara Carpes, (PT), destacou que as homenageadas são mulheres trabalhadoras de luta, e resgatou a história dos 100 anos do dia da mulher no Brasil, que estão sendo comemorados hoje. Ela ressaltou que conhecer as motivações e desvendar os mitos e fatos que deram origem ao dia 8 de março é uma contribuição importante e um convite para a reflexão. “A batalha das mulheres iniciou no movimento socialista que exigia a igualdade entre os sexos”, comentou Jussara.
A presidente da Comissão Especial de Políticas Públicas para Mulheres, vereadora Claudia Souza (PR), enfatizou que encontrou na poesia a melhor forma de homenagear todas as mulheres bageenses e declamou “A importância da mulher”, de autoria de Antonio Marcos Pires. “A mulher é geradora de vida e fonte de luz, incansável, protege e aconchega”, lembrou Claudia.
Antes mesmo da entrega das homenagens, Elvira relembrou da primeira vereadora de Bagé, Ligia Almeida, professora que marcou época com a batalha humana, pela bravura como vereadora dessa cidade e registrou que hoje a Casa Legislativa é composta pela maioria de vereadoras. “Isso prova que aconteceu a revolução feminina e não masculina”. Ela agradeceu e disse sentir-se honrada por ter a oportunidade de falar em nome de todas as homenageadas. Como boa poeta, Elvira não poderia deixar de recitar e finalizou a seu espaço deixando o recado de uma das homenageadas, Angelina Feltrin Quintana, que não compareceu na solenidade por motivos profissionais.
O plenário da Câmara de Vereadores foi decorado com obras do artista plástico bageense, Carlo Andrei, que retrata a figura feminina. A exposição vai ficar aberta a visitação até o final da semana.
Participaram da mesa dos trabalhos a representante do prefeito Dudu, Lélia Lemos de Quadros, da Coordenadoria da Mulher; capitã Rita de Cássia que representou o comando da 6ª Brigada; o capitão Emilio Teixeira, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Magda Flores, a diretora do Departamento Municipal de Água e Esgoto, Isabel Aydos, o representante da Aciba, José Ailton de Souza Menezes e a presidente do Sandra Farias presidente do Cobame, a capitã Sulenir da Rosa.

Mulheres homenageadas:

Sandra Mara de Almeida Farias de Moraes (Ver. Gustavo)
Eva de Castro Moreira (Ver. Cláudia Souza)
Iarinha Botelho (Ver. Rubens Salazar)
Maria Adelaide Brasil (Ver. Sonia Leite)
Regina Casseres Goulart (Ver. Adriana Lara)
Dra. Rita Kalil (Ver. Aura Stella)
Zazi Iara Martins Vargas (Ver. Carmem Vargas)
Lélia Teresinha Lemos de Quadros (Ver. SilvioMachado)
Sara Barros (Ver. Jussara Carpes)
Suzana Grillo (Ver. Divaldo Lara)
Carla Jaqueline Morales (Ver. Adriana Lara)

Áreas de Atuação:
EDUCAÇÃO: Maria da Graça do Couto
CULTURA: Leila Cabeda
SAÚDE: Luiza Valéria Soares Rodrigues
ASSISTENCIA SOCIAL: Adriana Carvalho Lucas
MEIO AMBIENTE: Elvira Nascimento
COMUNICAÇÃO: Angelina Feltrin Quintana
TURISMO: Sandra Teles
SEGURANÇA: Jerusa Oliz Nunes Alves
DESENVOLVIMENTO: Maria Beatriz Luci
AGRICULTURA: Estefania Damboriarena
ESPORTE: Jane Morales
MULHER EMPRESÁRIA: Taís Rocha

terça-feira, 9 de março de 2010

Adriana Lara palestra para Mulheres em Candiota

No dia Internacional das mulheres, a vereadora e presidente do Legislativo Bageense, Adriana Lara, participou de uma sessão especial CTG Batalha do Seival e palestrou para dezenas de mulheres no município de candiota.
Adriana falou da importância da mulher na política e da jornada tripla que as mulheres enfrentam para cuidar da família, trabalho e ainda terem tempo para cuidar delas mesmas. A vereadora fez uma dinâmica de grupo e perguntou o que as mulheres queriam. A maioria respondeu que desejavam ser felizes.
A vereadora também distribuiu exemplares da Lei Maria da Penha e entregou cartões com uma mensagem para cada participante.
O encontro foi promovido pela Prefeitura Municipal através do Departamento de Assistência Social e Gabinete da Primeira-dama com o apoio do CDL e Emater-RS/Ascar e contou com a presença das vereadoras e vereadores da Câmara de Vereadores de Candiota, além do prefeito, Luis Carlos Folador.

Mulheres no caminho certo - Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Segundo o livro de Gênesis, após Adão entrar em sono profundo, o Criador retirou uma de suas costelas e fez sua companheira Eva.
Cabe fazer algumas indagações: Porque não foi retirado de algum osso dos membros superiores ou inferiores? Não. A porção que constituiu a mulher foi retirada justamente do lado de Adão. Significando a igualdade da criação. Homem e mulher, lado a lado.
Ao longo de milhares de anos a mulher foi tratada como alguém inferior. Seus direitos básicos como saúde, educação e participação ativa na economia e na política foram cerceados.
Era como se à mulher restasse à dependência do homem, assim descreve a Mitologia Grega ao retratar Penélope, através de Homero em sua Odisséia. No mito, a mulher está sempre à espera que um dia o marido Ulisses volte para casa.
De algum tempo pra cá, parece-me que a consciência cidadã das mulheres está cada vez mais latente em nossas Evas. É importante assumirmos o papel ativo de nossas vidas como sujeito de mudanças e transformação da sociedade. Temos que lutar, não apenas pelo pão de cada dia, mas pela educação de nossos filhos e pela profissionalização necessária para atingirmos nossa independência econômica e social.
A vigilância precisa ser constante contra a vulgaridade, já que o bumbum que parece ser requisito essencial destacado nas TVs, jornais e revistas como ditadura da beleza, impõe-nos regras do jogo.
Na verdade, a beleza que deveria ser destacada é dessas Evas e Marias que lutam a cada dia para serem “cheias de graça”. Carregam nos seus nomes de Mulher o sinônimo de sofredoras e também de lutadoras tenazes que cansam, mas não desistem para que seus direitos sejam respeitados através da lei. Lei como aquela que se chama MARIA DA PENHA e tem auxiliado muitas mulheres na proteção dos seus direitos violados.
Neste dia quero (e me permito com sua licença) fazer uma homenagem a uma grande mulher que dedicou a vida a muitos filhos e filhas de mulheres: Zilda Arns.
Zilda Arns que passou pela vida servindo seus semelhantes, aqueles mais vulneráveis de uma sociedade: Nossas Crianças! Sua morte foi digna de grandes heróis que fazem da existência um elo de fortalecimento ao próximo. Eis uma mulher que dignifica todas as mulheres por sua ação.

É preciso coragem.
A todas as mulheres, desejo que tenhamos coragem de seguir nosso caminho, por mais árduo que pareça. Nessa caminhada há um objetivo digno. Chegaremos lá!!!
Um forte abraço da amiga

Adriana Lara
Presidente da Câmara Municipal de Vereadores


quinta-feira, 4 de março de 2010

Adriana Lara entrega R$1,5 mil para casas abrigo



Na tarde desta segunda feira (1º) a vereadora presidente do legislativo bageense, Adriana Lara, entregou três cheques de R$ 500 para as coordenadoras das casas abrigo da Menina, Susana Grillo, do Adolescente, Adriana Carvalho Lucas e do Guri, Rosnilda Oliveira Aveiro.
De acordo com a vereadora o montante irá contribuir e auxiliar cerca de 45 meninos e meninas para custear material permanente e conserto de aparelhos eletro eletrônicos. “Com esse gesto queremos demonstrar para a sociedade a importância de todos auxiliarem nossos abrigos, eles desenvolvem um papel relevante na proteção das crianças que tanto necessitam de atenção”, disse.
Segundo Susana, o valor irá pagar algumas dívidas e suprir necessidades como consertos e melhorias da casa da menina. Já Rosnilda salientou que irá comprar cercados, carrinhos, alimentação e fraldas.
A coordenadora da casa do adolescente comentou que as doações vem em momentos importantes para auxiliar no sustento das casas porque dão elasticidade para suprir as necessidades. “As doações da sociedade nos ajudam muito”, afirmou.