quarta-feira, 20 de abril de 2011

Adriana Lara apresenta projeto para idosos


A vereadora Adriana esteve reunida com a presidente do grupo de convivência Renascer da Terceira Idade, Lia Duarte, e com o tesoureiro do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas de Bagé,  Getúlio Silveira, para explicar e apresentar o Projeto de Lei. A vereadora, entregou uma cópia do documento para os representantes das entidades e detalhou sobre os artigos que compõe o Projeto de Lei.

Lia salientou que a pessoa idosa necessita de muita atenção do poder público.  Também disse que com o atendimento básico acessível e eficiente, possivelmente irão diminuir os casos de internações. “ Idoso deve ser prioridade, são cuidados como esse que ajudam a melhorar a qualidade de vida”.

Já Silveira, relatou que  a iniciativa da vereadora irá beneficiar e facilitar a vida de deficientes e idosos, que muitas vezes tem dificuldade de conseguir atendimento nos Postos de Saúde.


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Adriana garante agendamento telefônico nos Postos de Saúde

A vereadora Adriana Lara apresentou, na última segunda-feira (11), o projeto de lei que estabelece o agendamento telefônico de consulta para idosos e pessoas com deficiência, já cadastrados nos postos de saúde do município

O projeto que contem apenas cinco artigos diz que o número de consultas agendadas por telefone será limitado a 20% (vinte por cento) das consultas diárias disponíveis na unidade de saúde.

Segundo a vereadora, para receber o atendimento agendado por telefone, o paciente deverá apresentar, a sua carteira de identidade ou o cartão do Sistema Único de Saúde – SUS e comprovar idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos na data da consulta.

De acordo com Adriana, Projeto de Lei tem por objetivo, melhorar o atendimento as pessoas idosas e pessoas com deficiência. “Não podemos permitir que essas pessoas tenham que deslocar-se de seu lar, muitas vezes na madrugada, para tentar agendar uma consulta no Sistema Único de Saúde”, argumenta a vereadora.

O Projeto de Lei foi aprovado na Sessão Extraordinária do dia 18 de abril e aguarda sansão do prefeito.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Secretáriade Politicas publicas para mulheres participa de audiencia Pública

A inserção das mulheres no mercado de trabalho foi tema de audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores de Bagé, quinta-feira (31), que discutiu o Desenvolvimento Regional na Qualificação Profissional da Mulher. Esta atividade foi uma proposição da vereadora Adriana Lara. A atividade, que iniciou por volta de 19h, teve a mesa dos trabalhos composta pela vereadora Adriana Lara, pela secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Santana, pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Magda Flores, pela coordenadora municipal da Mulher, Leia Quadros, pela vereadora de Aceguá, Odethe Ribeiro, pela capitã da Brigada Militar, Sulenir e pelo representante do SINE – Bagé, Roberto Meneses.

Adriana Lara  disse que este momento era muito importante para a sociedade, pois muitas mulheres haviam até derramado o próprio sangue pela luta por igualdade de gênero. “Muitas coisas se falam sobre qualificação... mas ainda no mercado de trabalho as mulheres não ocupam o mesmo patamar dos homens”. A edil encerrou abordando a importância de se observar todos dados mercadológicos da região para a realização de uma construção coletiva.

Márcia Santana pensa que com a eleição da presidente Dilma Rouseff, se abriu perspectivas mais humanas na política brasileira. Segunda a secretária, há profundas marcas de desigualdade entre homens e mulheres. “Por que quando pensamos em desenvolvimento, temos que pensar o desenvolvimento numa relação de igualdade entre homens e mulheres”. Márcia abordou as precárias condições estruturais para as mulheres se qualificarem e trabalharem plenamente. Conforme ela, a política de inclusão das mulheres no mercado de trabalho deve ser pensada de uma forma integrada. Deve-se pensar em mudança de paradigmas nos diversos setores da sociedade – segurança, transporte, desenvolvimento econômico educação, entre outros. “Nós precisamos ter uma segurança de emprego que nos permita uma segurança futura”, acredita.


Visualizar as potencialidades regionais

A secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres relatou ser de extrema importância à verificação, por parte das esferas de governo, das potencialidades da Região da Campanha e das outras regiões do RS. A representante da pasta também abordou a importância das mulheres elevarem o grau de escolaridade para se tornarem mais competitivas no mercado de trabalho. Santana pensa que a qualificação das mulheres deve superar o modelo atual, onde as mulheres, em sua grande maioria, se qualificam para conseguir subempregos. “Nós não queremos uma qualificação baseada nos cursinhos de 20 ou 30 horas”. A visão do Governo do Estado é gerar independência para as mulheres.

Raça e sexo

Segundo a secretária, a vulnerabilidade nas mulheres negras é maior. “A vulnerabilidade tem raça e sexo”. “O que nós estamos trabalhando é a qualificação integral, com condições reais de empregabilidade”. Ao final de seu pronunciamento, Márcia Santana convocou todas as mulheres para participarem das discussões do Plano Plureanual (PPA), que está sendo gestionado pela Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã.


Todos os subsídios apresentados nesta audiência serão encaminhados á Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres para a elaboração, por parte do Governo do Estado, da construção de uma política pública efetiva para este setor.