quinta-feira, 24 de junho de 2010

Câmara gratifica Tarso Genro com comenda


A Câmara de Vereadores de Bagé, representada pela presidente Adriana Lara (PT), ofereceu ao ex-ministro da Educação e Justiça Tarso Genro a Comenda Paulo Freire. Essa foi a maneira do legislativo agradecer ao ex-ministro pelo empenho em realizar os projetos na área da educação em Bagé e região. A entrega ocorreu na quarta-feira, 23 de junho, no plenário Ligia Almeida.
A presidente parafraseou o autor Paulo Freire como dedicatória a Tarso Genro, quem considerou uma pessoa que luta pela igualdade e justiça social. Conquistas como a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o Programa Ensino Superior Comunitário (Proesc) foram efetivadas durante a gestão Genro na pasta da Educação.
O ex-ministro, por sua vez, afirmou que a homenagem marca sua relação com Bagé. “O reconhecimento é o que estimula a gente a trabalhar ainda mais”, revelou Tarso Genro ao explicar que o Ministério da Educação foi um dos maiores desafios de sua carreira política.
No momento da entrega, Adriana Lara quebrou o protocolo da casa ao solicitar que todos os vereadores presentes participassem da entrega oficial. Subiram à tribuna na cerimônia oficial o prefeito de Bagé, Luís Eduardo Colombo, o bispo Dom Gílio Felício, o chefe dos bombeiros Max Meinke e o ex-prefeito de Bagé, Luís Fernando Mainardi.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Presidente da Câmara recebe usuários do Caps II


Uma comitiva de cerca de 50 pessoas que realizam tratamento no Centro de Atendimento Psicossocial – Saúde Mental – Caps II esteve em frente a Câmara de Vereadores de Bagé, reivindicando médicos especializados para as perícias naquele centro de saúde.
O grupo solicitou a presidente da Câmara, Adriana Lara, o apoio para que as perícias médicas sejam realizadas por especialistas na área de saúde mental. Conforme uma das organizadoras da passeata, Maria Marlene Lima Gonçalves, o grupo perdeu o direito de utilizar as carteiras para o transporte coletivo gratuito devido a negativa da perícia pelo médico que não é especializado da área, como preconiza o artigo 11 da Lei Nº 4523 de 18/09/2007.
A vereadora Adriana Lara entrou em contato com o Secretário dos Transportes de Bagé, Milton César Leite, para encaminhar as reivindicações dos manifestantes.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Adriana participa de eventos de prevenção às drogas


A semana da vereadora Adriana Lara iniciou com duas atividades de prevenção as drogas. A primeira aconteceu as 9h de segunda, no Instituto São Pedro de Educação e Assistência (ISPEA) que promoveu a I Jornada do ISPEA na Luta Contra o Crack. Foram três dias de palestras debates sobre o tema, com a participação de representantes da Polícia Civil, Brigada Militar.
A ação faz parte da campanha Crack, Nem Pensar, do Grupo RBS. O ISPEA é uma das 20 instituições selecionadas pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho para participar da campanha e está captando recursos no Portal Social , para desenvolver um projeto de prevenção à droga.
Logo após, a vereadora participou da caminhada que integrou a programação da II semana de prevenção ao uso de drogas, promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas CAPS – AD. A Presidente do Legislativo salientou que esses eventos ajudam divulgar e estimular o combate as drogas. “É preciso mostrar o mal que a droga, principalmente o crack, causa nas famílias. Temos que unir forças para promover o combate”, afirmou a vereadora.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Adriana prestigia abertura do VII Seminário de Vitivinicultura


A presidente do Legislativo bageense, vereadora Adriana Lara, participou, na manhã de hoje (17), da solenidade de abertura do VII Seminário de Vitivinicultura, promovido pelo Comitê de Fruticultura da Metade Sul do RS, Embrapa Uva e Vinho, Emater/Ascar, Ibravin, Sebrae, Prefeitura Municipal de Bagé e Associação Bageense dos Fruticultores.
Adriana salientou a importância do evento para o desenvolvimento da produção na região e colocou o legislativo a disposição para discutir formas de incrementar e incentivar a produção.
O Seminário acontece de 17 a 19 de junho no Clube Comercial de Bagé e vai abordar apresentação e prospecção de tecnologias que contribuam com a competitividade dessa atividade. O evento será dividido em três temas. O “Vitivinicultura no bioma Pampa: o desafio que nos diferencia”, aspectos do “Mercado e marketing de vinhos, sucos e vinhos”, e um Workshop que será utilizado como base para o levantamento e a caracterização das demandas tecnológicas a serem inseridas na Rede de Centros de Inovação em Vitivinicultura (RECIVITIS).

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Adriana participa de abertura da Semana Acadêmica da Unipampa


A presidente do Legislativo Bageense, Adriana Lara, participou na tarde desta segunda feira (14) da abertura da 1ª Semana Acadêmica Integrada e 1ª mostra de Iniciação Cientifica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A solenidade aconteceu no auditório da escola São Pedro. A presidente do legislativo desejou sucesso no evento acadêmico, falou sobre desafios e salientou que em pouco tempo os estudantes poderão se beneficiar com a TV Câmara para divulgar eventos de ensino, pesquisa e extensão.
Durante a semana acadêmica os estudantes dos dez cursos que funcionam no município, irão participar de palestras, debates e apresentação de trabalhos. "Em breve estes jovens estarão fazendo a história do município, estado e porque não do país", ressaltou a vereadora.
Participaram da mesa de abertura juntamente com Adriana, o diretor do Campus Bagé professor Fernando Junges , o Coordenador Acadêmico, professor Carlos Michel Betemps, o Coordenador Administrativo, Loreno Vaz Costa, o vice-reitor, Norberto Hoppen, e uma representante da Secretaria Municipal de Educação.

Adriana busca transparência na presidência da Câmara de Vereadores


A gestão da vereadora Adriana Lara na presidência da Câmara de Vereadores de Bagé vai ficar marcada pelos investimentos a em transparência. A presidente quer mostrar o trabalho dos vereadores para a comunidade e para isso está buscando canais favoráveis para aproximar bageense do legislativo.
Desde o inicio do ano, quando assumiu a presidência da Casa, a vereadora investiu em tecnologia para os vereadores (compra de notbooks) e a casa passou a transmitir as sessões pela internet. Além disso, foi disponibilizado o portal de transparência – que trás informações sobre a movimentação financeira do legislativo http://migre.me/OPmR.
O próximo passo nesse sentido é a implantação da TV Câmara, projeto já aprovado pelos vereadores e que aguarda a sanção do prefeito. Conforme a vereadora, este projeto será a grande conquista do Legislativo, já que as maiores cidades do Rio Grande do Sul, como Rio Grande, Caxias, Porto Alegre, Santa Maria entre outros vinte e dois municípios, já estão em pleno funcionamento.
“A TV Câmara pode se tornar realidade em cerca de 60 dias. Além da transparência em relação à atuação dos vereadores e da Câmara, a comunidade poderá também se beneficiar diretamente já que esse novo canal de comunicação pretende dar apoio aos eventos culturais do Município e levar informações sobre os acontecimentos locais com produção de matérias”, explica.