sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Adriana Lara quer proteção para mulheres vítimas de agressão doméstica.

Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher (8 de março), a vereadora Adriana Lara enfatiza, na tribuna, a proteção das mulheres vítimas de agressão doméstica.

De acordo com a parlamentar é necessário, no município, um local adequado para acolher jurídica e psicologicamente às vítimas de agressão, visto que Bagé está em 7º lugar no ranking de violência contra as mulheres.

“No ano em que comemoramos 80 anos do voto feminino e com mulheres à frente de importantes posições, temos que primar pela segurança e não admitir injustiças contra chefes e mães de família”, diz a vereadora.

A legisladora do PTB irá marcar uma agenda com a secretaria de segurança e justiça para mostrar casos  de violência contra a mulher, como o recente caso da moradora do Bairro Floresta que, além de sofrer agressão física, presenciou ameaça à filha menor de idade. O  agressor foi liberado após prestar depoimento.

“Se essa atitude é considerada normal na justiça, não é de bom senso perante a comunidade”, finaliza.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Credenciam​ento do Centro de Oncologia ao IPE foi tema exposto pela Vereadora Adriana Lara.

Hoje, durante sua manifestação na Câmara a vereadora tratou sobre os temas:
Credenciamento do Centro de Oncologia ao IPE, o valor de salário dos Funcionários Públicos Nível 1 e venda de bebidas alcoólicas a menores em shows e bares. Abaixo, descrição de cada assunto:

CREDENCIAMENTO CENTRO DE ONCOLOGIA AO IPE
A Vereadora Adriana Lara visitou ontem o Centro de Oncologia. Durante a visita pôde constatar a excelência na qualidade de atendimento por parte da clínica e iniciou, junto aos irmãos Divaldo Lara (vereador) e Luis Augusto Lara (Secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social) a luta pelo credenciamento da clínica ao IPE para que os usuários do convênio possam desfrutar dos serviços aqui prestados.

“Estamos nessa luta para que os usuários do IPE não necessitem viajar para Pelotas, Porto Alegre ou outros municípios. A estrutura oferecida pela clínica é de primeiro mundo e tem condições de ampliar o quadro de atendimentos. Com o credenciamento ao IPE, serão mais 200 pacientes atendidos em Bagé, sem necessidade de deslocamento”, conclui a vereadora.

FUNCIONÁRIOS PUBLICOS – NÍVEL 1
Em sua manifestação na Tribuna da Câmara de Vereadores de hoje, a Vereadora  Adriana Lara criticou o Executivo por estar usando valores da hora extra dos funcionários do nível 1 na complementação do salário destes, o que por lei já deveria ser reposto.

Hoje, um funcionário de nível 1 recebe o piso básico da prefeitura, que é de 308 reais. Como, por lei, o funcionário não pode receber menos que um salário mínimo, o valor para complementar está sendo retirado das horas extra cumpridas pelo funcionário.

“A hora extra, que deveria ser um adicional para este funcionário, está sendo usado na complementação do piso básico para chegar ao valor do salário mínimo. Isso significa que hoje não é vantajoso ao funcionário fazer hora extra”, conclui a vereadora Adriana Lara.

VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS A MENORES
Ainda na tribuna, a vereadora defendeu o aumento na fiscalização em venda de bebidas alcoólicas para menores em shows e bares.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Casa para tratamento de dependentes entrará em funcionamento.

O projeto para implantação de uma Casa de Acolhimento Transitório (CAT) será implantado em Bagé. A conquista é consequência da lutada Vereadora Adriana Lara, quando realizou o 1º Fórum Regional de Combate ao Crack, reunindo representantes das cidades da região e a participação do médico, Ronaldo Carvalho.

Na ocasião, uma comitiva formada por alguns legisladores e aatual bancada petebista (Adriana Lara, Divaldo Lara, Sílvio Machado) , o médico Ronaldo Carvalho, a então coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial/Álcool e Drogas (CAPS/AD), Rosiclei Machado  e representantes da prefeitura foram à Brasília com o objetivo de apresentar ao Ministério da Saúde, o projeto de implantação de uma Clínica Terapêutica para Dependentes Químicos em Bagé.

A previsão para início de funcionamento da casa é de 2 meses.
“O objetivo é manter os pacientes longe do risco de voltarem à drogadição, em um ambiente acolhedor e incentivador, que os direcione a outros caminhos de vida”, explica a vereadora.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Emoção marcou a primeira Plenária do PTB na Zona Leste.

Emocionada com os depoimentos de moradores, a Vereadora Adriana Lara realizou a primeira plenária do PTB junto à comunidade da zona leste da cidade.

Lideranças e moradores dos 6 bairros que compõem a região estiveram presentes no Centro Comunitário do Bairro Prado Velho levando suas demandas e demonstrando seu descontentamento com a falta de estrutura, até para os itens mais básicos de saneamento, água e saúde.

“Não estamos aqui para falar e sim para ouvir vocês. Não há ninguém melhor para saber as necessidades do seu bairro do que vocês, que vivem nele”, foram as palavras da vereadora para dar abertura à plenária denominada “Fala Bagé”.

E continua: “Vejo aqui pessoas com vontade de trabalhar, com vontade de melhorar, necessitando apenas de apoio”. A vereadora colocou seu gabinete e os da bancada do PTB à disposição na Câmara de Vereadores.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Na Escola Caminho da Luz, Adriana Lara comemora instalação dos primeiros brinquedos adaptados.

Autora da lei que estabelece a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em escolas e praças do município, a Vereadora Adriana Lara esteve presente na Escola de Educação Especial “Caminho da Luz” para dividir a notícia da instalação dos primeiros brinquedos que foram adaptados, na Praça das Carretas.

Recebida pelo presidente da Escola, Ruibar Freitas, a vereadora visitou as instalações da escola, conheceu o trabalho realizado pelos alunos e levou uma cópia da lei, que está vigente desde agosto de 2011 e só aguardava o cumprimento por parte do Executivo.

“Espero ver em breve a instalação destes brinquedos em todas as escolas e  praças da cidade, que possibilita, de forma não excludente, que essas crianças usufruam de recreação em qualquer lugar de lazer ou educacional de nossa cidade”, comenta a vereadora.

Freitas considera essencial que se coloque como prioridade as pessoas na hora da elaboração e execução das leis e elogia a legislação criada pela vereadora.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Adriana Lara busca alternativas para a estiagem na zona rural.

Em viagem a Porto Alegre, a vereadora Adriana Lara, acompanhada do Vereador Sílvio Machado, esteve reunida com o secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado, o também petebista, Luis Carlos Busato (PTB).

O assunto em pauta foi o Plano de  Irrigação e Combate à Estiagem. Com objetivo de análise e adaptação para a realidade de Bagé, as lideranças bageenses foram convidadas pelo Secretário a  visitarem países cujo sistema já está implantado e com resultados positivos, como Chile e Canadá. 
“A construção da barragem da Arvorezinha resolve um problema urbano, entretanto estou preocupada também com as 19 mil pessoas que moram na zona rural e que continuarão sofrendo com a estiagem”, comenta a vereadora.