quinta-feira, 19 de abril de 2012

Índice de mortalidade infantil de Bagé preocupa Vereadora Adriana Lara

Preocupada com os índices de mortalidade infantil de Bagé, a vereadora Adriana Lara foi à tribuna com dados captados da Organização Mundial de Saúde e os coeficientes reais dos últimos anos. A Organização Mundial de Saúde indica como aceitável, 10 mortes a cada 1000 habitantes. Na prática, o Rio Grande do Sul está com média de 12 e, segundo a 7ª. Coordenadoria Regional de Saúde, Bagé chegou a 23 óbitos no ano de 2011.

A vereadora atribui o fato a diversos fatores, entre eles o investimento mínimo em saúde por parte da Prefeitura, que adota a prática de 15%, valor mínimo para aplicação na pasta, exigido por lei. “Na gestão anterior, quando se aplicava maiores recursos para a saúde, a mortalidade era bem menor”, diz a vereadora referindo-se ao período até 2008.

Adriana menciona que a qualidade da água também é fator determinante para a redução da mortalidade e que, em alguns bairros, a água prometida para 12 horas diárias por conta do racionamento, não chega às torneiras dos moradores ou está com qualidade duvidosa. “E o Governo insiste que Bagé está cada vez melhor. Pergunto: para quem?”, finaliza Adriana.

2 comentários:

  1. Cara vereadora.
    A muito tempo tento acompanhar as sessões da câmara pela internet, mas infelizmente não há link na página que possibilite isso. Sequer consigo saber quais os assuntos (de interesse do povo) de cada sessão que estarão em pauta. Pergunto: Onde está a transparência?

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Ao acessar o site da Câmara, o vídeo abre automaticamente durante as sessões ao vivo, que são realizadas todas as segundas e quintas a partir das 10:15h. Fora isso, publico sempre meus pronunciamentos aqui no blog.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir