quinta-feira, 26 de maio de 2011

Adriana Lara fala sobre projetos na Uvergs


           A vereadora Adriana Lara palestrou , no 54ª Congresso Estadual de Vereadores na União dos Vereadores do Rio Grande do Sul- UVERGS, que aconteceu de 25 a 27 de maio em Porto Alegre.
Adriana falou sobre projetos e eventos que executou durante seu mandato de vereadora,  entre eles, a Lei 5005, que proporciona a idosos e deficientes físicos o agendamento telefônico de consulta nos postos de saúde, a Lei de isenção de impostos para idosos acima de 60 anos e a Semana de Combate a Fome e Desnutrição Zilda Arns.
    A edil também citou o Fórum Regional de Combate ao Crack e seminário sobre drogas. Participam do evento cerca de 500 pessoas entre vereadores, assessores, diretores, servidores e técnicos legislativos do estado.   

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vereadora integra comitê de gestão e qualidade

Durante o seu pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores na última segunda – feira (23) a vereadora Adriana Lara destacou que passou a integrar o Comitê Regional de Gestão e Qualidade como coordenadora de eventos. Ela salientou que o grupo tem atividade programada para o dia 26 de maio, a partir das 14h na sede da Unimed- Bagé. Adriana também disse que a presidente local do Cobame- Sandra Farias está convidando os empresários em geral para o encontro. “Será uma atividade de orientação para as empresas”, explicou. A vereadora destacou que é importante que as empresas tenham este foco, mas afirmou que o serviço público também precisa de orientação e prática voltada para a qualidade.

Banco de Alimentos avança

Adriana Lara também informou que acertou com a Associação dos Jovens Empresários de Bagé, AJE, para ser parceira do Banco de Alimentos, que se encontra em fase de viabilização e implantação em Bagé. A vereadora vem trabalhando neste objetivo já há vários meses, tendo obtido uma doação importante da entidade estadual no início do ano. Ela adiantou que a unidade local está se tornando realidade efetiva, já tendo local e estrutura.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Agendamento telefônico para idosos será implantado até o início de Junho

A Vereadora Adriana Lara entregou, nesta quinta-feira (19), a Lei 5.005 que garante o agendamento telefônico de consulta para idosos e pessoas com deficiência, já cadastrados nos postos de saúde do município e foi sancionada pelo prefeito Luis Eduardo Colombo na última segunda-feira(16), a secretária municipal de Saúde Luisa Valéria Soares Rodrigues.

A secretária salientou que irá repassar a Lei para todos os postos de Saúde solicitando o cumprimento e que possivelmente o agendamento irá iniciar pelos postos da Estratégia de Saúde da Família- (ESF) onde o público alvo já está cadastrado.

Conforme Luisa Valéria, as unidades de saúde como o PAN e Sá Mommany, que recebem pacientes de vários bairros, terão que passar por adaptações nas linhas telefônicas para a implantação. “Acredito que até a metade do mês de junho a Lei já esteja sendo cumprida em todas as unidades de saúde”, disse a secretária.

A Lei contém apenas cinco artigos e diz que o número de consultas agendadas por telefone será limitado a 20% das consultas diárias disponíveis na unidade de saúde onde o idoso e portadores de deficiência estiverem cadastrados.

Para receber o atendimento agendado por telefone o paciente deverá apresentar a sua carteira de identidade ou o cartão do Sistema Único de Saúde – SUS e comprovar idade igual ou superior a 60 anos na data da consulta.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Agendamento telefônico para idosos nos postos de saúde já é Lei

O Projeto da vereadora Adriana Lara que garante o agendamento telefônico de consulta para idosos e pessoas com deficiência, já cadastrados nos postos de saúde do município foi sancionado pelo Prefeito Luis Eduardo Colombo na última Segunda Feira.

A Lei contém apenas cinco artigos e diz que o número de consultas agendadas por telefone será limitado a 20% (vinte por cento) das consultas diárias disponíveis na unidade de saúde.

Segundo a vereadora, para receber o atendimento agendado por telefone, o paciente deverá apresentar, a sua carteira de identidade ou o cartão do Sistema Único de Saúde – SUS e comprovar idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos na data da consulta.

Na próxima quinta feira (19), às 13h30min, Adriana irá reunir-se com a secretária de Saúde do Município, Valéria do Couto, para agilizar o cumprimento da Lei. “Acredito que a secretária terá sensibilidade e fará as adequações necessárias na secretaria para o agendamento”, afirmou a vereadora.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Projeto da Casa de Acolhimento está parado por falta de verbas

                   Uma das bandeiras da vereadora Adriana Lara, a Casa de Acolhimento para usuários de drogas, volta a ser pauta na Câmara de Vereadores pela falta de execução do projeto. Na manhã desta segunda feira (2 de maio) a edil usou a tribuna lembrando que ainda no ano passado a proposição foi levada a Brasília, e com o apoio do deputado Henrique Fontana, foi apresentada ao Ministério da Saúde que a acolheu e liberou rapidamente sua execução. “Acontece que até agora nada mais de concreto aconteceu, embora tenha sido anunciada a entrada em funcionamento para o mês de fevereiro passado”, salientou Adriana.
                    O movimento para a implantação de uma Casa de Acolhida para dependentes químicos, projeto apresentado durante o 1º Fórum Regional de Combate ao Crack, irá receber em torno de mil reais por paciente para garantir um sistema de tratamento terapêutico intenso e continuado, trabalhando de modo interdisciplinar com áreas como a médica, terapia ocupacional, familiar e também questões de segurança pública.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Adriana reclama do esgoto a céu aberto no bairro Ipiranga



Adriana Lara iniciou seu pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira 28 de abril, cumprimentando os trabalhadores na Saúde, que estiveram no Legislativo, representados pelo presidente do sindicato dos profissionais de saúde, Nelson de Lima Gonçalves, para discutir a necessidade de ser feito concurso público para os quadros do programa Estratégia da Saúde da Família.

O principal tema abordado pela vereadora foi sobre o problema que os moradores do Bairro Ipiranga vem enfrentando. Conforme Adriana o esgoto que sai da estação de tratamento, passa na frente da casa dos moradores a céu aberto. “É de dar náuseas”, definiu. Adriana afirmou, que em função deste problema, manteve contato com o secretário Eduardo Mendes, da Secretaria Municipal de Atividades Urbanas – SMAU.

Segundo a vereadora, o secretário disse que o problema do esgoto naquele bairro deve ser resolvido pelo Departamento de Água e Esgoto de Bagé- DAEB. Mas segundo informações da vereadora. os moradores já foram no Departamento e receberam a informação que a questão é com a SMAU.

Ela criticou com veemência a situação que os setores da administração da prefeitura ficam empurrando um para o outro a responsabilidade sem nada resolver. “O DAEB recebe taxa de água e esgoto, mas as pessoas não tem o serviço, e quando vão reclamar tem de suportar um empurra-empurra”, lembrou a vereadora.

Vereadores briguentos

Outro tema abordado por Adriana foi sobre os colegas do Legislativo. A vereadora afirmou se orgulhar dos vereadores que têm sido chamados de briguentos. Ela defendeu que as brigas mais recentes têm sido motivadas por boas razões. “É fácil dizer que o vale-refeição não aumentou por culpa dos vereadores, ou que não foram contratados funcionários por culpa da Câmara. É preciso entender, que a Câmara é o local para a discussão dos problemas que dizem respeito à população”, salientou.

A vereadora destacou que não é só a Câmara que cobra e denuncia, usando como exemplo o que é publicado pelos jornais da cidade. “Temos que fechar os olhos, tapar os ouvidos, calar a boca para não sermos tachados de briguentos?”, declarou.