terça-feira, 21 de junho de 2011

Rede de atendimento foi tema de palestra da vereadora Adriana Lara

A vereadora Adriana Lara foi uma das palestrantes no 38º Encontro de Conselheiros Tutelares das Regiões Sul e Centro Sul 2011, que aconteceu no Colégio Gonzaga, em Pelotas, na última semana. Ela falou sobre o tema, Existe rede de atendimento. Porém, existe atendimento em rede?, onde abordou a sua experiência frente a Secretaria do Trabalho e Assistência Social SMTAS em Bagé.

Adriana ponderou que os maiores fatores para o funcionamento da rede são a informação e comunicação entre os agentes e família. “O comprometimento dos funcionários que atuam na rede é fundamental para uma acolhida às famílias e pessoas em situação de fragilidade social”.

Conforme a vereadora, a primeira rede de proteção as crianças é a família. “ Quando essa não funciona e não protege, o papel cabe ao Poder Público”, salientou.

Para ela, a grande dificuldade do sistema é a fragmentação, porque não garante o atendimento sistemático. Adriana apontou a implantação do Sistema Integrado de Informação- SIPIA, como parte da resolução dos problemas da rede de atendimento. “ criança e adolescente, tem que ser prioridade absoluta” finalizou.

O evento teve o objetivo qualificar os Conselheiros Tutelares e a Rede de atendimento, unificar os conhecimentos e as ações dos conselheiros, divulgar procedimentos unificados, analisar as modificações no Estatuto da Criança e Adolescente - ECA, analisar a situação dos Conselhos Tutelares e da rede de atendimento e debater a rede de atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário