
Ministério da Saúde viabilizará instalação da Casa em Bagé
Em reunião realizada no plenário Remídio Garcia, a presidente da Câmara de Vereadores de Bagé, vereadora Adriana Lara, agradeceu os integrantes da Comissão Regional de Apoio à Implantação da Casa de Acolhida para Dependentes Químicos. A comitiva de Bagé que na semana passada visitou Brasília teve êxito, e garantiu a viabilização da Casa pelo Ministério da Saúde.
A mobilização partiu do gabinete da presidência, que organizou em maio passado o 1º Fórum Regional de Combate ao Crack. No evento, a vereadora recolheu uma moção de apoio dos prefeitos da região, o que foi primordial para o sucesso da ação. Conforme Adriana, o coordenador nacional de Políticas Públicas da Saúde Mental, Pedro Gabriel Delgado, Bagé será a sede de um projeto pioneiro no Rio Grande do Sul.
A iniciativa prevê que a Casa acolha somente usuários voluntários, com trânsito no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e com internação limitada de no máximo 90 dias. O Sistema Único de Saúde apóia projeto semelhante em Sergipe.
Adriana lembra que o custeio estrutural da futura casa de passagem será bancado pelo Ministério, restando à Prefeitura de Bagé estabelecer o convênio, e viabilizar um local para abrigar o prédio. A estimativa é que em cerca de 5 meses a Casa já esteja em funcionamento.
A comitiva que visitou Brasília foi formada pelos vereadores Adriana Lara, Divaldo Lara, Téia Pereira, Sílvio Machado, o prefeito Luis Eduardo Colombo, os coordenadores do CAPS AD, Rosiclei Machado e médico Ronaldo Carvalho e a Secretária de Saúde, Luísa Valéria Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário